Cabo Frio - 110 anos de Wolney Teixeira, o fotógrafo que imortalizou a nossa história.


 WOLNEY TEIXEIRA

Muito do que se conhece do que foi a nossa cidade e como era a nossa identidade e cultura se deve a este homem. 

Visionário, de olhar apurado e aguçado, Wolney Teixeira buscou fotografar cada ponto de nossa história e principalmente o nosso comportamento cultural. Infelizmente a identidade de nossa cidade que este homem capitou através de suas lentes, já não existe mais. 

Não por culpa do progresso, muitos dos lugares que ele fotografou e eternizou foi vencido pela especulação imobiliária que sem qualquer olhar de quem outrora nos governou não entendeu que parte de nossa história se perdia em meio aos grandes prédios que a cada ano surgiam vertiginosamente.

Apesar de não se ter mais o que fazer em relação a nossa identidade perdida, o que mais me chateia é a desconsideração e falta de respeito com que tratam os nossos ícones que deixaram um legado valioso da nossa historia.

O acervo deixado por Wolney Teixeira só existe pelo esforço de seus filhos, pois os governantes de nossa cidade nunca enxergaram ali, parte fundamental de nossa história e algo que deve ser adquirido pelo município e apresentado para o mundo!

Neste dia 08 de abril este cidadão tão ilustre estaria completando 110 anos.

De todas as as fotos que Wolney fez, essas são as que mais gosto!





Postar um comentário

0 Comentários